29 de abr. de 2010

2º Peso de viver

|Importante antes de tudo, ressaltar que os "Pesos de Viver" para mim são as características mais importantes da vida, alquelas que mesmo que subconscientemente formam cada um de nós. |


O segundo peso de viver é a curiosidade. Seja ela simples ou complexa ela nos puxa ao próximo passo, milhares de coisas podem te mostrar o caminho e te fazer caminhar, mas a primeira coisa que vai acontecer vai ser a curiosidade. Ela desperta todos os sentidos e principalmente, o senso de auto-preservação. Se não fosse assim não haveria nada a perder de fato...

A curiosidade mais famosa e mal alimentada é a dos filósofos que montaram sua sabedoria desde que começamos a existir baseados em dúvidas “Universais”. Todos queremos, queríamos ou um dia vamos querer saber coisas sobre nós, seres humanos, certas vezes como indivíduos outras como comunidade...

Sabemos a resposta para alguma destas perguntas épicas? Com certeza não... O que nos trouxe a esse ponto eu não sei dizer. Nem quero! Pelos Deuses! Somos seres vivos muito simples e muito medrosos para encarar verdades deste nível.

Se recuarmos diante dos uivos dos ventos quem dirá o que faremos quando for realmente o som de um adversário em nossa espreita... ou ainda pior, descobrir que em nossa superioridade somos meros filhotes, abandonados por serem fracos de mais para sermos úteis a  Alcatéia?

Em oposição a essa dúvida que nos incomoda por séculos temos as dúvidas que nos fazem caminhar a cada dia: “Que sensação estranha é essa no meu estômago?” ou “O que vou comer hoje?”. Bom sua resposta pode estar num prato, numa panela, numa árvore ou na presa que você vem espreitando a mais de uma hora, esperando o momento certo.

Existem escolhas feitas de diversas maneiras, algumas certas e a maioria não, mas toda escolha nasce com a curiosidade. Afinal se você não tivesse curiosidade não haveria interesse nem mesmo no próximo segundo.



Pra que viver sem dúvidas? Ou sem receios do que o amanhã pode trazer?

Um comentário:

  1. Excelente, fiquei realmente curioso para saber onde uma mente tao surpreendente com a sua nos levaria no final dessa postagem. Posso dizer que nao me decepcionei!! Toda essa reflexão realmente nos faz aprender de alguma forma!

    Carry on!!

    ResponderExcluir